• Home
  • Combate à corrupção

Combate à corrupção

Ministério Público independente

 

Roberto Freire contribuiu para a construção do texto da Constituição de 1988 que garante a autonomia do Ministério Público. As ações da Lava Jato refletem essa autonomia

Desde os primórdios de sua carreira política, Roberto Freire milita ativamente no combate à corrupção. Uma de suas principais contribuições, nesse quesito, foi, em primeiro lugar, durante sua atuação na Constituinte, em 1987. Lá, o deputado federal ajudou a construir o texto que prevê a autonomia do Ministério Público que, a partir da Constituição de 1988, deixa de se comportar como extensão dos interesses dos Executivos (municipais, estaduais e federal), para cumprir sua obrigação constitucional na defesa dos direitos difusos da cidadania.

Essa autonomia é a base para a atuação reconhecida e simbolizada pela Operação Lava Jato, cujos denunciados, donos das maiores empreiteiras do mundo e políticos que já ocuparam o mais alto escalão do país, vêm sendo investigados e punidos sem interferências.

IMPEACHMENT. A forte atuação em favor dos processos de impeachment de Fernando Collor e de Dilma Rousseff também se destaca entre os posicionamentos de Roberto Freire em defesa do combate à corrupção.
Para Freire, ser favorável a esses processos de impeachment, mais do que superar uma crise política, econômica e institucional, trata de resgatar a credibilidade do país e pôr fim à impunidade.